domingo, 12 de fevereiro de 2012

Fim (?)


O último dia de atividades começou com uma visita ao museu da vida selvagem de Sharjah e ao museu de história natural. No primeiro, pudemos ver as espécies vivas e seus comportamentos... você sabia que existe uma espécie de gato selvagem que não precisa tomar água? E que os camelos tem patas longas para ficar longe do calor do chão? É muito interessante também analisar as diferenças entre a fauna e a flora do deserto em comparação com a do Brasil (convenhamos, não é pouca). Também foi uma visita importante para aprendermos que, por ser um deserto, não significa que essa região não tenha vida. Pelo contrário, os animais que aqui vivem (geralmente noturnos) se adaptaram de uma forma impressionante para sobreviver a temperaturas escaldantes.

Na volta ao campo, a forte ventania novamente cobriu tudo na barraca com areia. Aqui vão algumas fotos para mostrar.


Olha o tanto de areia que tem embaixo da mochila!


Eis que, no meio da tarde, começa a cerimônia de encerramento. Em um grande círculo, pessoas de todos os países estavam vestidas com suas roupas típicas e apresentavam um pouco da sua cultura. Quando arrumei minha mala, decidi trazer uma roupa de festa junina pois era algo prático e leve, então não ia atrapalhar muito (:

Algumas horas depois (sim, demorou bastante e tivemos um intervalo de 30 minutos... acho que foi em alguma hora sagrada islâmica), sentamo-nos à mesa para comermos e assistirmos às últimas cerimônias, nas quais entregaram os últimos presentes (não sei onde vai caber tanta coisa na mochila) e nos deram os últimos apertos de mão oficiais. Está encerrado o 5º Encontro Internacional Escoteiro em Sharjah!

Ínicio da cerimônia de encerramento
Essas duas semanas que se passaram foram maravilhosas: conheci uma cultura completamente diferente, aprendi que o escotismo pode ser expandido para novos horizontes e, claro, fiz novas amizades. Percebi como o Brasil é adorado pelos mais diversos povos e como é bom ser brasileiro. Agora, é aquela hora díficil na qual temos que preparar a mochila para retornar para casa e escutar "goodbye" sem saber quando reencontrará a pessoa de novo. Certamente estou voltando uma pessoa diferente, afinal, aprendemos e crescemos muito em eventos como esse.

Como todo bom escoteiro brasileiro, só tenho uma coisa a dizer:
“Não é mais que um ‘até logo’,
Não é mais que um breve adeus.
Bem cedo junto ao fogo,
Voltaremos a nos ver”
Obrigado a todos que leram o blog. Cada comentário, cada curtir no facebook me motivava mais ainda a escrever e viver esse encontro. Espero que vocês tenham gostado e que tenham captado um pouco da impressionante cultura árabe assim como eu o fiz. Sempre alerta!

2 comentários:

  1. Parabéns filho! Adoramos seus posts. "Não é mais que um até logo e nem mais que um breve adeus..." Certamente que esse privilégio lhe fez um ser melhor! Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Matheus, missão cumprida. Fomos muito bem representados e os Escoteiros do Brasil marcaram presença de uma forma muito bacana, interessada, amiga, proativa, com conhecimento sobre o assunto e algo a se mostrar. Espero que tenha feito uma boa viagem e conseguido descansar. Grande aperto de canhota!

    Salam!

    Núcleo Nacional de Jovens Líderes
    Escoteiros do Brasil

    ResponderExcluir